Como funciona o Semapa Hackathon?
A Nova SBE forma, aleatoriamente, equipas de trabalho que, ao longo de oito horas, colaboram para resolver os desafios lançados. Em cada edição são apresentados tópicos diferentes que espelham desafios vividos atualmente nas empresas do Grupo Semapa. O objetivo do Hackathon é que sejam desenvolvidas soluções inovadoras para os problemas propostos e que possam ser postas em prática a curto prazo.
Na quarta edição do Hackathon Semapa, em novembro de 2023, foram lançados dois desafios a oito equipas:
- Utilizar inteligência artificial generativa como base para um novo modelo de organização e liderança, permitindo que as equipas se concentrem em tarefas de maior valor acrescentado.
- Potenciar a Semapa como uma long life learning organization: como criar condições para que os colaboradores se mantenham atualizados e ativos por mais tempo nas diversas fases da vida.
Para cada desafio foi eleito um grupo vencedor que se encontra, atualmente, a aperfeiçoar a solução desenvolvida para que esta possa ser implementada futuramente.
O sucesso dos Hackathons tem estado intimamente relacionado com o trabalho colaborativo (dentro da equipa) em ambiente competitivo, pois existem várias equipas a tentar encontrar a melhor solução. A metodologia a seguir é definida pela NOVA SBE e estimula a criatividade e a resolução de problemas com um grau de dificuldade elevado. O Hackathon permite igualmente a partilha de ideias e a convivência com pessoas que têm opiniões e idades diversificadas.