Tecnologia inovadora
O ProHy é um produto natural. Até à data, o processo de produção das proteínas animais hidrolisadas que existe no mercado requeria a adição de enzimas. Esta nova tecnologia desenvolvida pela ETSA é inovadora pelo facto de dispensar qualquer tipo de reagente químico, pois, neste caso, a hidrólise é feita através de pressão e de temperaturas elevadas.
O ProHy reúne diversas mais-valias: dispõe de um teor de proteína superior a noventa e três por cento e, por ter uma digestibilidade muito elevada, é especialmente adequada para a alimentação de animais na sua fase inicial de desenvolvimento. Além disso, tem propriedades antioxidantes, combatendo e retardando o envelhecimento celular, além de ter um elevado potencial hipoalergénico.
A fábrica que está a ser construída no complexo de Coruche da ETSA destina-se à produção do ProHy para Petfood, aquacultura ou produtos farmacêuticos de uso veterinário. A conclusão da construção da unidade fabril está prevista para o final de 2024 e foi construída para, numa fase posterior, se poder desenvolver ProHy para consumo humano. Este será um “ingrediente solúvel que entra no nosso dia a dia como suplemento alimentar de proteína. Para isso, é preciso trabalharmos a montante com os nossos fornecedores e estabelecer mecanismos de controlo de matéria-prima muito bem definidos para podermos operar neste mercado”, frisa André Almeida.